domingo, 28 de novembro de 2010

Quem é você?



Você é o que você come. Você é o que você veste. Você é o que você pensa. Diga-me com quem tu andas, eu te direi quem tu és. Você é o que você compra. Você é o que você acredita. Você é o que você faz. Você é o que você imagina que é. Você é quanto você pesa. 


E todos te perguntam: Quem é você? 


Sei que assim como eu, perdeste muito tempo procurando tal resposta. Mas não encontrou nada convincente. O grande problema, não está na resposta: Está na pergunta

Parafraseando o personagem fantástico de Alan Moore, V de vingança, “Quem é só a forma que precisa ter um porquê (...)”. Não preciso ter um porquê. Apenas existo. Posso até imaginar quem quero ser. Ou quem não quero ser. Mas quem sou não faço a menor idéia. Porque na verdade, eu não sou. Eu simplesmente estou sendo. E entre ser quem eu quero e não ser quem eu não quero, não consigo precisar em qual das tarefas estou fracassando mais. 

Definir quem somos não faz sentido porque depende no mínimo destes três fatores: Como vemos a nós mesmos. Como as outras pessoas nos vêem. E por último, como pensamos que as outras pessoas nos vêem. E essa trindade não pode ser inteligivelmente definida por “quem sou eu.”. 

Dito isso, a falta desse entendimento parece ser uma causa plausível de porque as pessoas procuram desesperadamente algo para ser a definição delas mesmas. E usam para tal, os mais variados fatores possíveis. Definem-se como sendo as roupas que usam, quanto medem, quanto pesam, quanto têm no bolso, os carros que andam, o currículo que tem, o corpo que tem, a bunda que tem, a música que escutam. E na maioria das vezes, buscam sua individualidade, imitando outras pessoas. Então usam roupas pretas, e um penteado esquisito. Ou compram roupas caras, ficam com o corpo sarado a custa de horas diárias na academia, e saem na tarefa de “pegar” o maior número possível de pessoas do gênero que lhes interessam.  Assim, iguais a seus amigos, se tornam únicos.

Todos ingenuamente pensam que assim são diferentes. E que são o melhor que podem ser. Mas no caminho, deixam de perceber que perderam quem eles realmente são. Porque sempre foi mais fácil e mais conveniente, quando não sabemos a resposta de uma pergunta, copiar a resposta dos outros do que nós mesmos encontrarmos a nossa. 

E então, quem é você?

5 comentários:

  1. fico fino fakinha...vc tirou esse assunto dakela decida do bandejao pro icb ?? srrsrs.

    ResponderExcluir
  2. Não lembro dessa conversa cara. Pode até ser...rsrs Valeu Fernando!

    ResponderExcluir
  3. Cara....realmente não vou saber responder a essa sua pergunta. Pode não parecer (ou pode) mas por muito tempo tentei respondê-la à mim mesmo...todos os dias. O que pude perceber é que, sim, não há realmente uma resposta óbvia a essa pergunta. Frequentemente estamos sobre a influência de muitos fatores do ambiente e cabe a nós nos deixarmos ou não se influenciar. O que posso dizer é que tento ser alguém que leve adiante o que aprendi dos meus pais, sobretudo da minha mãe, que é ser leal e verdadeiro comigo mesmo e não esperar nada em troca.
    Já me fudi muito tentando ser alguém que não sou e hj acredito que sou o mais "eu" que já consegui em toda minha vida. Não tendo vergonha do que gosto e tentando ajudar a todos, não por aparecimento mas por cultivar um exercício de altruísmo que tenho desde mais novo.
    Esse é um tema que mexe muito comigo às vezes e é por isso o motivo do comentário extenso.

    Meu amigo, mais uma vez parabenizo-o pelo blog e pela maneira como vc vem conduzindo seus textos. São ótimos e pode ter certeza que vc ganhou um fã aki!!

    Um abraço, meu amigo!!

    ResponderExcluir
  4. Não existe resposta. Existe a pergunta. Uma pergunta incompleta e deveras falaciosa, que nunca terá uma resposta perfeita. Mas o simples ato de fazê-la a si mesmo e pensar verdadeiramente nisso,já consiste motivo de aplauso. E é essa a essência do texto.
    Obrigado Diego! Fico muito feliz por ter vc como leitor!

    ResponderExcluir
  5. to achando que o Fakinha ta estudando medicina mas nao pra ser medico, mas sim seguir os passos de Guimarães Rosa.....rsrsrsr e eu pra virar presidente do Brasil !!! srs
    p.s.:o texto ficou bacana mesmo (sei que ja comentei, mas num custa encher o saco srrs)....

    ResponderExcluir