segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Rotina superficial auto-aplicada.

Internet.
Fui obrigado por falhas técnicas a ficar sem internet. Inacreditável. Fiquei pasmo ao perceber como tenho tempo disponível, e em como esse tempo estava sendo mal aproveitado, pra não dizer jogado fora.
Uma revista, por mais interessante que seja, com repetidas leituras se torna tediosa. Um filme ou programa de TV, a mesma coisa. Vale também pra outros meios de entretenimento como jogos ou música. Porém a internet tem tanta variedade de coisas e assuntos, todos de fácil acesso e já mastigados por alguém, que nos distrai de uma forma que tende ao infinito. Está tudo a "um clique de distância". Não é preciso pensar, analisar, avaliar. Só ver. É um passar incessante de quadros coloridos. Nisso que meu tempo estava sendo investido. Um entretenimento superficial e vazio se não for aproveitado com ponderação. Obviamente, tem seus pontos positivos: conheci gente interessante, aprendi coisas fantásticas, e me mantenho atualizado sobre o que de relevante que aconteceu no mundo. Porém, o tempo que despendi com essas tarefas que acrescentaram algo na minha vida foi pouco se comparado ao tempo que perdi com coisas completamente irrelevantes.
Nos dias que passei fora deste mundo paralelo, e me concentrei no mundo real, conversei mais com o pessoal da minha casa, meu estudo rendeu mais, e estou lendo mais. Até comecei a correr! Meu dia ganhou umas quatro horas. Na verdade eu deixei de perder esse tempo. Tenho consciência de como essa ferramenta é importante, e inclusive tive problemas por ficar sem certas informações que precisava com urgência. Porém, viver fora desta tela brilhante é mais proveitoso, e engrandecedor.
Pensando bem, qual o sentido, de no tempo que temos disponível, o precioso tempo que temos para fazer o que queremos em função do que somos obrigados a fazer, disperdiçá-lo procurando um entretenimento vazio? Preciso de entretenimento? Quando analiso essa situação, me sinto um imbecil cansado da própria vida, que precisa de que um bobo da corte apareça na minha frente para tornar minha vida estúpida e sem graça em algo mais interessante. Uma dose de rotina superficial auto-aplicada. Tenho certeza de que isso é o que realmente ocorre com muitas pessoas, porém, eu estou longe de descer a esse nível.

Um comentário:

  1. Cara, c traduziu o q eu passei nas ultimas duas semanas. Descobri q eu tenho tempo e disposicao pra mto mais coisa. Deu pra ter ideia do tempo q perdemos todos os dias, e do qto ela eh dispensavel... e quase indispensavel

    ResponderExcluir